A vida vivida aos pés do Senhor nos faz diferentes.

"Entrega teu caminho ao Senhor, confia
nele e o mais ele fará." (Salmos 37:5)


quarta-feira, 22 de junho de 2011

A mentira.

A MENTIRA
DORVALINO FURTADO FILHO

OS tolos se alegram quando descobrem a verdade. Os sabidos quando descobrem a mentira.” (Lei de Murphy)
 

Desde quando a mentira tem a ver com genética? Existe um gene que nos faz mentir? Uma área obscura do cérebro que nos obriga a fugir da verdade?
Do mesmo modo que todos já mentiram, todos já pecaram. Mas quem está em Cristo ama, pratica e fala a verdade. Conclui este texto após a leitura da Palavra de Deus.
O mundo, ainda é do maligno, por isto vigiai e orai, para tanto Jesus nos alerta no Evangelho. Por isto, vigio hoje muito mais a mentira, ou seja, procuro pedir a Deus que eu tenha sempre discernimento suficiente para escutar e não compactuar com a mentira.
Tem uma pergunta que todos estão pensando agora: “MAS QUEM NÃO MENTIU AINDA”?
Concordo, todos já mentimos, seja para o bem ou para o mal e também para o mau. Isto é pecado? Não sei, não vou emitir opinião, seria temerário e hipócrita da minha parte, talvez estivesse julgando, o que não é um direito meu e de ninguém aqui na Terra.
Se formos analisar pelo lado da psicologia, psiquiatria, parapsicologia ou qualquer ciência que profissionais da mente têm de sabedoria na área, a mentira contada ou falada insistentemente para exaltação de ego ou para prejudicar alguém, é patológica. Pode notar que a pessoa acredita piamente na sua mentira sendo é verdade INCONTESTÁVEL PARA ELA.
 A Bíblia diz em Efésios 4:25 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”
O nono mandamento proíbe a mentira, mas a Bíblia diz em Êxodo 20:16 “
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
A Bíblia também diz em Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”
 Não há dúvida, então, quando mentimos, ferimo-nos a nós mesmos.
Por menor que seja a mentira, devemos, antes, refletir em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Assim, quem mente é afastado de Jeová.
 Vamos pensar, assim, no que fala Salmos 101.7: “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos”.
A mentira é tanta neste mundo que já preocupa e deve ser tratada como doença. O poder dos homens, com honrosas e providenciais exceções, VIVE NA MENTIRA. A sociedade está cansada de ser enganada, ludibriada e iludida pela mentira, pela hipocrisia ou pela falsidade propriamente dita. Posso exagerar, mas vivemos no “apocalipse da mentira”. Mas o verdadeiro Apocalipse está na Bíblia, que diz em 22:15: “ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”. Portanto, mentirosos patológicos, vocês podem não acreditar e até fazer brincadeira, mas os mentirosos compulsivos, para não favorecer o maligno, comecem a falar a verdade nua e crua.
 Todos os hipócritas são mentirosos, porque mentem PARA EXALTAÇÃO PRÓPRIA e PARA ENGANAR, e têm a desfaçatez de dizer que são cristãos. Sobre isto atentem, só um pouco sobre o que diz 1 João, 2;4: “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”. Para a nossa consciência, Deus chamou Tiago (3:14),  e mandou dizer:  “Mas , se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra verdade”.
Mas se serve de consolo repita sempre o que disse Máximo Gorki: “Dize uma verdade de vez em quando para que te acreditem quando mentir.”

Dorvalino Furtado Filho
 
Não há como enganar a Deus!! Nem como servir a dois senhores. Espero que vc tenha sido abençoado com esta mensagem.
 
Em Cristo,

Milene

2 comentários:

  1. Esqueci de informar que a posagem foi feita com autorização do autor.

    ResponderExcluir
  2. ops... postagem... desculpe o erro de digitação.

    ResponderExcluir