A vida vivida aos pés do Senhor nos faz diferentes.

"Entrega teu caminho ao Senhor, confia
nele e o mais ele fará." (Salmos 37:5)


domingo, 14 de novembro de 2010

Há esperança.


JÓ 14: 7
7 Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos.
8 Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,
9 contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.



Jó foi um homem íntegro e reto... temente a Deus  e que se desviava do mal. (cap 1, vs 1)

INTEGRO E RETO = que tem comportamento exemplar (dicionário priberam), honrado.
TEMENTE A DEUS – respeitava ao Senhor e seguia seus mandamentos.
DESVIAVA-SE DO MAL – não se sentava à roda de escarnecedores ( não andava com pessoas enganadores, que menosprezam, desacatam), fugia do pecado, dos palavrões, das imundícies.

Enfim, ele era um homem, aos olhos humanos e de Deus, BOM.
Mesmo assim, ele passou por problemas.

Você está passando por dificuldades?
Quem não passa por dificuldades?


Qual o tipo de dificuldades que vc tem enfrentado?
O que fazer para sair dela??
Qual é sua CAUSA IMPOSSÍVEL?

Jó perdeu seus filhos, seus bens, seus empregados, ficou doente (leproso), passou por provações e privações, mas não saiu da presença do Senhor.

Se ele reclamou? Sim...

Questionou? Sim...

Murmurou? Sim... ele até mesmo amaldiçoou o dia em que havia nascido (Jó 3).

Afinal, no fundo ele sabia que era bom, que era honesto, que não enganava as pessoas, que  não era beberrão nem tirador de sarro da cara dos outros (escarnecedor), não adulterava, enfim, fugia das tentações e do pecado.

Será que vc não acha que é bonzinho também? Será que não nos achamos bonzinhos demais?

Quantas vezes achamos que, porque fazemos (ou ajudamos a fazer) a obra de Deus somos privilegiados e não deveríamos passar por problemas?

Quantas vezes, pq somos dizimistas e ofertantes, entendemos que jamais teremos dificuldades financeiras??

Será que só os não Cristão, ou as pessoas más adoecem e passam por dificuldades?

Quantos homens ou mulheres de Deus conhecemos que estão doentes ou com dificuldades de toda sorte?

Até os melhores diante de Deus passam por aflições. Pois Jesus já disse certa feita que teríamos aflições neste mundo (João 26:33), nesta vida, mas que  Ele venceu o mundo, então poderíamos ficar tranqüilos e crer no seu mover.

Aliás, até o próprio Jesus passou por provações. Foi traído por um de seus amigos e apóstolos (Judas); foi levado ao deserto pelo próprio Espírito Santo e lá foi tentado  pelo Diabo (Mateus 4:1).

VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR ALGUMA DIFICULDADE? ALGUM PROBLEMA?

VOCÊ CRÊ QUE DEUS PODE TE TIRAR DESSE LUGAR e te dar uma vida restaurada?

Não bastasse tudo que estava enfrentando, sozinho (sem família, sem bens, sem saúde), Jó ainda foi questionado por seus amigos (!!!).

Eles diziam a Jó, dentre muitas outras coisas: (4:3-6)
Você ensinou muita gente e deu forças a muitas pessoas desanimadas.
Quando alguém tropeçava, cansado e fraco, as suas palavras o animavam a ficar de pé.
Mas agora que chegou a sua vez de sofrer, como é que você perde a paciência e a coragem?
O seu temor a Deus não lhe dá confiança? A sua vida correta não o enche de esperança?

E olha que esses amigos eram sábios, mas falavam conforme seu coração, não de acordo com o que Deus queria que fosse dito. Acusavam.

Quantas vezes ouvimos algo assim?
“Pôxa, você que serve a Deus, que sempre fala das maravilhas do Senhor, que prega, que ora, que jejua, que louva, que trabalha na obra, que ganha vidas... como é que vc está passando por isso?? Tem algo errado na sua vida. Tenha paciência que vc vai descobrir...”

Jó respondia a seus amigos sempre afirmando que não entendia o porquê daquilo tudo estar acontecendo com ele, inclusive chegou a dizer algo que sempre falamos:
Como é, pois, que vivem os perversos, envelhecem e ainda se tornam mais poderosos? (Jó 21:7)

Ele começou a questionar a Deus. Não suportando as provações.

Será que vc tb não está fazendo isso??

Por que? Por que, meu Deus, estou passando por isso?? Coitadinho de mim!!!! Eu não mereço isso!!!

Jó declarava sua inocência dizendo que não concordava com as acusações de seus “amigos”, e que continuaria firme na presença do Senhor, pois se era assim que o Senhor queria que ele estivesse, assim ele ficaria (cap. 27).

Ele sabia que os perversos, que prosperam sem a presença do Senhor, ainda que nesta vida desfrutassem de bens materiais, saúde e boa família, o que ele já não tinha, por não estarem  na presença de Deus teriam um fim trágico.

Jó não queria ter o mesmo fim daqueles, não queria blasfemar contra o Senhor, preferia permanecer inocente até a morte, ainda que ninguém acreditasse nele.

Jó, perdeu a família, a saúde, seus bens e seus amigos...

Mas como a árvore cortada, que teve seus galhos arrancados e seu tronco cortado, cujas raízes já estavam quase secas... (Jó teve de si arrancado tudo que amava e estava triste, quem sabe até depressivo).

Essa árvore, ao ser regada (jogando água sobre ela), volta a brotar, e cresce com mais força ainda.

Jó jamais duvidou que Deus o tiraria dali e o restauraria. Só não sabia quando nem como. Ele não sabia o que estava por vir, e muitas vezes murmurava.

No tempo certo Deus agiu.

Jó estava ferido, marcado pela dor, mas ele não perdeu a esperança!!

Deus, então, aproveitou tudo que ele estava passando e tratou de algo que estava escondido em seu interior.

Jó era orgulhoso  - de ser (ou achar que era) certinho diante do Senhor e dos homens  - e estava em rebeldia perante o Senhor, pois o questionava o tempo todo.

Deus, no capítulo 38 a 41 fala diretamente a Jó, confronta-o, mostrando a ele quem criou todas as coisas, como tudo funciona no universo. (Se puder, leia.)

No capítulo 40:3-5, Jó diz que não é digno de responder ao Senhor... ele se sente humilhado, porem ainda não arrependido.

Deus prossegue falando a Jó e finalmente ele se arrepende – Jó 42:2-6 e diz:
Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. 

Ou, em outra versão (NVI): 

“Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.
Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender.
Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas.
Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.
Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.”

Jó orou ao Senhor pelos seus amigos, como o Senhor ordenou (42:8b) e por ter se arrependido e ter sido obediente, Deus restituiu tudo que ele havia perdido e ainda mais. Veja:

Antes da provação (1:2-3) Depois da provação (42:12-15)
7 filhos 7 filhos
3 filhas 3 filhas
7 mil ovelhas 14 mil ovelhas
3 mil camelos 6 mil camelos
1.000 cabeças de gado 2.000 cabeças de gado
500 jumentas 1.000 jumentas

E mais: MORREU VELHO E FARTO DE DIAS (42:17).

Ou seja, foi curado das doenças e viveu ainda muito!

Meus queridos, Jó trabalhava para o Senhor... era exemplo... mas ele tinha escondido dentro de si algo que ninguém via (orgulho), somente Deus.

Será que não estamos nos escondendo? Usando máscaras?

Será que temos vergonha de nos expor e mostrar quem realmente somos? Que temos problemas, que precisamos de ajuda?

Quem somos realmente diante do Senhor?

Meu amado, saiba que nunca estamos sós, mesmo nos momentos mais difíceis o Senhor está conosco.

O Senhor conhece seu coração, foi ele que te formou, que te criou para o louvor de sua glória!

Vc pode até pensar: Será que Deus realmente me ama, realmente me vê, como estou agora, sujo pela lama do pecado, ferido pelas circunstâncias da vida, doente, falido, abandonado...

Jó foi um homem que sofreu muito, perdeu todos os seus filhos, perdeu seus bens, sua saúde, ficou doente de algo que era incurável pela medicina da época... seus amigos o acusaram...

Será que vc se sente assim hj?

Doente...

Ferido emocionalmente...

Depressivo...

Falido financeiramente...

Sem amigos...

Quem sabe perdendo familiares...

Saiba que como diz no cap 14 vers 7 – há esperança!!

Há esperança para a árvore, pois ainda cortada, ainda que no chão seu tronco de velho venha a morrer...

A chuva de Deus está caindo sobre sua vida agora...
Esse texto diz: ao cheiro das águas brotará (quando a chuva de Deus, o rio de Deus descer sobre sua vida) e dará frutos como a planta nova e os seus ramos se renovarão...

Há esperança para vc!!!!

Vc é amado de Deus!!!

Em Cristo,
                   Milene

Nenhum comentário:

Postar um comentário